quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Teatro nos Parques

" A relação com o espaço cênico e urbano propicia a reflexão em torno da ação teatral na cidade", diz Narcisio Telles, ator doutor em teatro e membro do Coletivo Teatro da Margem, a respeito do projeto Teatro nos Parques. Com realização da Cooperativa Paulista de Teatro, apoio da Oi Futuro e parceria da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, a segunda edição do Teatro nos Parques ocorre de 04/09 a 28/11, aos sábados e domingos nos parques públicos de São Paulo.


Folder

A abertura aconteceu nesse sábado (04/09), às 11h, no Parque Ibirapuera. Com apresentação do Coral Tenonde Porá dos Índios Guaranis de  Parelheiros – S.Paulo/SP,  e logo em seguida o grupo LaMínima fez o espetáculo Reprise no espaço ao lado da Marquise. As apresentações agora seguem até o final de novembro. Para conferir o cronograma completo é só acessar o site.   A abertura do ano passado foi conferida a Cia. Pia Fraus no dia (05/09/2009), também no Parque Ibirapuera. Veja o vídeo. Edson Caeiro, ator, produtor cultural e idealizador do projeto conta como surgiu a ideia do Teatro nos Parques: "Surgiu observando o parque, onde acontecem atividades esportivas, mas não há nada cultural. Como eu já estava ligado a movimentos de teatro de rua e sempre gostei de teatro em lugares abertos, vi que era preciso." A iniciativa tem o objetivo de levar a cultura a todos, sem restrição de idade, classe social, nem de local de moradia.
Ao abranger não só áreas centrais da cidade, diferente de outros projetos, o Teatro nos Parques  forma espectadores para o teatro, uma vez que  os parques são freqüentados por uma grande parte da população,  que poderá usufruir do bem cultural em agradáveis espaços públicos e gratuitamente. Com isso, espera-se que os cidadãos paulistanos e seus visitantes passem a se interessar pelas atividades culturais. Os locais vão dos Parque Santa Amélia, que é no extremo da Zona Leste, no Itaim Paulista, ao Shangrilá, lá no Grajaú extremo da zona sul”.
Nesta segunda edição, o Teatro nos Parques cresceu: “Aumentamos de 2 para 3 meses de temporada, de 16 para 24 grupos e de 64 para 96 apresentações”. Caeiro afirma que o projeto deve entrar no calendário cultural da cidade: “Temos apoio da classe artística, dos grupos de teatro, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, uma boa repercussão na imprensa, temos um patrocinador que é a Oi Futuro. A perspectiva é aumentar o acesso das pessoas aos espetáculos e aumentar o número de artistas participantes”.


A Ciranda do Villa, Cia. Lúdicos de Teatro Popular

Para quem se interessar pode ver no site o Jornal da Edição de 2009 e diversos depoimentos de artistas que partiparam das apresentações. "O Teatro nos Parques é uma conquista para quem se dedica ao Teatro de Rua na cidade de São Paulo. Consolidá-lo, como um programa, será uma vitória para artistas e público", declara Alexandre Roit, Cia Circo Mínimo.


Terra Papagalli, Trupe Olho da Rua

Superar preconceitos e ampliar a compreensão de seu papel na sociedade, não formar indivíduos consumidores mas sujeitos que refletem sobre questões públicas no espaço aberto dos parques. Formar indivíduos cidadãos, com sentimento de pertencimento a sociedade e a cultura. Tudo isso proporcionado pelo projeto de Edson Caeiro.
O público também deve saber que o Teatro nos Parques não é a única opção de teatro e cultura gratuitos. Ao longo do ano inteiro outros locais em São Paulo também proporcionam encontro de artistas e espectadores com entrada franca ou preço simbólico. O Centro Cultural, Casas de Cultura, Museus, Bibliotecas, Galeria Olido e muitos outros licais que podem ser conferidos com maiores detalhes no site da Secretaria da Cultura .
A comunidade artística, principalmente atores e grupos de teatro de rua, o público da edição de 2009, e a Secretaria da Cultura, torcem para que Teatro nos Parques se torne um evento tão grande e com tanta repercurssão quanto a Virada Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário