quarta-feira, 29 de setembro de 2010

1º Fórum de Teatro Jovem

MUITO LEGAL A INICIATIVA!


Aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro o 1º Fórum de Teatro Jovem da cidade de São Paulo. Realizado pelo Instituto Pombas Urbanas, no Centro  Cultural Arte em Construção, em Tiradentes, Zona Leste de São Paulo, o fórum visa  reafirmar a importância do Teatro Comunitário e expôr a necessidade de apoios que deem subsídios à essa produção.


Fórum de Teatro Jovem

A ideia de se constituir um fórum para pra debater qual o papel do Estado para o desenvolvimento do jovem e do teatro nas comunidades foi da Secretaria da Cultura e do próprio Instituto.  Assim, o espaço de discussão passou a fazer parte, pela primeira vez e nesse ano, da programação do Encontro Comunitário de Teatro Jovem, já na sua 3ª edição.
O evento contou com diversos convidados: Maria do Rosário Ramalho (Secretaria Municipal de Cultura); Débora Marçal (Capulanas Cia de Arte Negra); Natália Siufi e Maria Gabriela D’Ambrozio (Grupo Teatral Parlendas). Sobre os caminhos para consolidação dos projetos de grupos jovens de teatro, marcaram presença: a pesquisadora brasileira Márcia Pompeo Nogueira; o diretor da Corporación Cultural Nuestra Gente e co-fundador da Rede Colombiana de Teatro em Comunidade, Jorge Blandón; o coordenador de cultura da Fundação Tide Setubal, Tião Soares; e a paraibana Mirthya Guimarães, arte-educadora do Centro Cultural Piollin. Maria Benites (Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura), Leandro Hoehne (Grupo DoBalaio) e Expedito Araújo (Gestor Cultural, Cientista Social e ator) discutiram como o teatro em comunidade dialoga com movimentos sociais e culturais.
O Teatro Jovem vem ganhando mais espaço e é cada vez mais interessante que se debatam e se promovam iniciativas artísticas para a comunidade, como incentivo à cultura e à educação. É igualmente importante, estudar como e por quê o Estado e o teatro podem desenvolver o jovem, transformá-lo e levar as pessoas a questionarem-se sobre as diversas coisas que ocorrem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário